Diga adeus às planilhas

Quantas empresas usam a informação a favor do crescimento do negócio com eficiência? Conheça os 4 motivos para não controlar a sua empresa usando planilhas.
Mar 2019

4 motivos para não controlar a sua empresa usando planilhas.

Que os dados são valiosos e podem se tornar em inteligência para melhoria de produtos e serviços ninguém duvida, o ponto em questão é: quantas empresas usam a informação a favor do crescimento do negócio com eficiência? Estudos apontam que 40% das companhias ainda utilizam métodos manuais para gestão de dados, com destaque para a tradicional planilha de Excel.

É importante ressaltar que as planilhas são ferramentas excelentes para diversos tipos de ações, mas não para manutenção, gestão e divulgação de informações. Confira os quatro motivos que mostram porquê sua empresa deve dizer adeus às planilhas.

Não é em tempo real

Pesquisas mostram que os times anseiam por informação e querem participar de discussões de performance do negócio. Para que isso funcione, os dados precisam estar acessíveis e com atualização em tempo real. Ou seja, qualquer modificação precisa ser facilmente visualizada por outro integrante do time.

Falta de clareza

A planilha não é para principiantes. O grande volume de dados aumenta as possibilidades de erros. Ou seja, os gráficos podem até ser fáceis de serem criados, porém isso não significa que os resultados estão corretos.

Perda de histórico e auditoria

Planilhas não são feitas para criar histórico de ações — justamente pelo fato de, muitas vezes, não serem atualizadas em tempo real. Com isso, o comparativo de performance de ações e a identificação de tendências nem sempre se torna possível.

Falta de segurança e confiabilidade

Mesmo com a computação em nuvem, não é fácil compartilhar uma planilha com informações precisas. Como, em geral, muitas pessoas manuseiam a mesma planilha, os dados podem acabar sendo modificados ou excluídos por engano, comprometendo a confiabilidade das informações.

A solução ideal para lidar com informações desatualizada ou erros de digitação é a migração da planilha de Excel para um software que permite a criação de uma solução capaz de atender às necessidades específicas do negócio. Uma das ferramentas utilizadas para isso são as tecnologias “low-code” — fáceis de usar, rápidas para criar com personalização, segurança de informações garantida e, o melhor, custo acessível.

O que você pode construir com Low-Code?

Soluções Internas: Você pode automatizar tarefas manuais e substituir o aumento do uso de planilhas na sua empresa, ou até mesmo migrar aquele cadastro de clientes para uma tela amigável, com auditoria e restrições de acesso.

Portais Digitais: Se você quer dar mais acesso as informações para os colaboradores da sua empresa ou quer inovar e melhorar o seu relacionamento com os clientes, através de um portal personalizado, onde eles poderão encontrar informações e tirar dúvidas.

Modernização: No caso de sistemas legados, pode se tornar uma tarefa difícil migrar todos os seus processos usando o modelo de desenvolvimento tradicional. Através de uma plataforma de low-code, você pode modernizar as suas soluções com a garantia de escalabilidade e disponibilidade da solução.

Você já conhece a inPaaS? — Entre em contato conosco para saber mais sobre essa nova tecnologia e como podemos ajudá-lo com uma solução prática para auxiliar seus processos do dia-a-dia.